O relógio marcava 15.00 horas quando um autocarro com 15 avós chegou a Trajouce, Lisboa. Vieram do Largo Mendonça e Costa, no Guincho, local onde o projeto A Avó Veio Trabalhar está sediado. O intuito desta visita foi conhecer a fábrica portuguesa de cápsulas de café KAFFA, que lhes forneceu centenas de sacos de serapilheira que, se não fossem elas, iriam diretamente para o lixo, sem outro fim.
“Estava muito aborrecida sem nada de especial para fazer. Então um dia a minha filha viu o projeto [d’ A Avó Veio Trabalhar] no Facebook e disse que era a minha cara”. O desabafo vem de Alice, uma das avós que integra esta equipa, constituída por mulheres que procuram uma ocupação depois dos 60 anos.
“Sabia fazer trabalhos manuais porque sou do tempo em que as meninas tinham que saber tudo”, admitiu Alice
Mas não é preciso ter conhecimentos exímios nestes trabalhos para integrar a equipa das avós. Segundo explicou Ângelo Campota, o homem por trás do projeto, “para ser uma avó basta ter mais de 60 anos e ter disposição e vontade para pertencer a esta família alargada”, reiterou.
Aventais e sacos foram os dois produtos que Alice e as restantes 14 avós desenvolveram ao longo dos últimos meses para a KAFFA, em vários tamanhos e feitios. E pode ver todas as criações d’ A Avó Veio Trabalhar em www.kaffa.pt.
Madalena Moniz Pereira, business manager da marca, revelou que esta parceria começou porque a empresa queria “reutilizar estas sacas de café, que são cerca de 80 sacas gastas por dia” e que era “importante dar-lhes algum destino”. Para além do mais, Madalena frisou ainda a ideia de que é fã “das avós” e deste projeto “muito positivo”.
Sobre esta visita à KAFFA, Ângelo Campota referiu que “n’A Avó veio Trabalhar, aprendemos todos os dias coisas novas uns com os outros. Hoje, tivemos a oportunidade única de ficar a saber como se faz café encapsulado. Trazer à fábrica algumas das pessoas que tornaram possível a concretização deste projeto é, sem dúvida, muito gratificante”, continuou.
Percorra a galeria de imagens acima e veja algumas imagens das avós no processo criativo de realização destas sacas e aventais.
Iniciativas que contam: quando sacas de café ganham uma nova vida