
A União Europeia deverá interditar oito aditivos aromatizantes em alimentos, o que se traduz num cerco severo a produtos, como por exemplo, batatas fritas com sabores a presunto, alimentos com sabores fumados, de molhos a queijos.
Esta quarta-feira, 31 de julho, a União Europeia aprovou uma medida para banir estas componentes após alerta emitido em junho pela autoridade, avança a imprensa francesa.
De acordo com a proposta apresentada em abril último, “estes sabores já não podem ser utilizados na UE”. Tudo porque “as avaliações científicas realizadas pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) concluiu que, para os oito sabores de fumo avaliados, os riscos de genotoxicidade estavam confirmados ou não podiam ser excluídos”, referiu no relatório.
Estes produtos têm agora um período de remoção do mercado que vai até cinco anos. “O regulamento prevê diferentes períodos de eliminação progressiva para dar aos produtores e operadores tempo para se adaptarem às novas regras”, lê-se no documento. Nesse sentido, o “ período de eliminação é de cinco anos”. “Para utilizações em que é adicionado aromatizante de fumo para realçar o sabor (por exemplo, sopas, batatas fritas, molhos), o período de eliminação será de dois anos”, detalha o documento.