
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima [APAV] celebra esta terça-feira, dia 25 de junho, 29 anos. Com a missão específica de apoiar as vítimas de crime, bem como as suas famílias e amigos(as), a APAV está espalhada por todo o país e ajuda vários milhares de pessoas por ano.

Em 2018, foram 926 as pessoas idosas vítimas de crime apoiadas pela APAV, 941 as crianças e jovens, 5.173 as mulheres adultas e 854 os homens adultos apoiados. Várias vezes, são as próprias mães idosas a ligar e a denunciar os crimes de agressão dos filhos.
A APAV está envolvida em vários projetos de inovação social, quer sejam estes direcionados para a população mais idosa como a mais jovem. Falamos de projetos como ‘Portugal Mais Velho’, direcionado à pessoa idosa, ou a ‘Rede CARE’, de apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual. “Estes projetos são financiados e incrementados com o apoio de diversas entidades, como a Fundação Calouste Gulbenkian“, explica o mesmo comunicado.
Caso necessite de ajuda, a linha de Apoio à Vítima da APAV é: 116 006, sendo esta chamada gratuita e estando o serviço disponível das 9h às 21h. Também existe apoio online.
APAV ajudou quase uma centena de mulheres por semana em 2018