A prova de Gabriella Papadakis e Guillaume Cizeron, a dupla que está a representar França na modalidade de dança no gelo dos Jogos Olímpicos de Inverno, terminou envolta em polémica. No início da prestação, que decorreu ao som das músicas ‘Shape of You’ e ‘Thinking Out Loud’, de Ed Sheeran, parte do vestido da atleta caiu, deixando-a com o mamilo à mostra. Ao aperceber-se do que se estava a passar, a Gabriella colocou o vestido no sítio e continuou a prova, mas abandonou a pista em lágrimas.
Apesar deste contratempo, a prova correu bem à dupla francesa, valendo-lhes a segunda melhor nota e garantindo-lhes esperança na conquista de uma medalha. À frente de Gabriella Papadakis e Guillaume Cizeron só ficaram os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, que arrecadaram a medalha de ouro em 2010 e a de prata em 2014.
A polémica surgiu quando o Serviço Olímpico de Transmissão (OBS, sigla em inglês) não só emitiu a repetição do momento em que a francesa fica com o mamilo à mostra como difundiu o percalço em câmara lenta. Kylie Shewfelt, campeão olímpico de ginástica em 2004, foi uma das pessoas que já se mostrou indignada com a situação.
“É o diretor da OBS que escolhe as imagens em slow motion e aquela situação de Gabriella Papadakis no fim não precisava de ser incluída. Muito desrespeitoso”, pode ler-se no Twitter de Kylie Shewfelt.
O par francês de dança no gelo é tetracampeão europeu e bicampeão mundial em 2015 e 2016, respetivamente.
Leia também:
“Porque é que o mamilo da mulher é uma ameaça e o do homem não?”