
O Purista (Lisboa): Juntar bar e barbearia num espaço que alia modernidade e antiguidade é um conceito de sucesso no Purista. Na zona da entrada funciona a barbearia, depois está o bar, o DJ e a maior parte das mesas, e numa segunda sala, mais lounge, ficam a mesa de snooker e os livros, que podem ser consultados. Tem uma cerveja exclusiva, a belga Affligem, considerada uma das melhores do mundo, e uma carta de 12 gins premium. (Por Tiago Beato)

Catraio (Porto): O Catraio é a primeira (e única) loja/bar no Porto que se dedica inteiramente à cerveja artesanal. Ricardo Queirós e Maria Afonso decidiram criar este espaço porque o Porto «estava a precisar de ter um ponto de encontro para os entusiastas da cerveja». Em poucas semanas tornou-se exatamente nisso. Os entusiastas, os produtores e os curiosos estão todos lá. Vende-se cerveja feita em todo o país. (Por Luísa Marinho - Foto Pedro Granadeiro/GI)

Gin Lovers (Lisboa): Como o nome indica, a aposta principal é o gin e trabalham com quase 60 marcas, embora o conceito seja bar, loja e restaurante, o Less by Miguel Castro e Silva. Situado na Embaixada, é um espaço bem conseguido, no qual se destaca o mural de Mário Belém e onde querem aprofundar o gin com assinatura, embora o bartender saiba também servir o gin normal ou o perfect serve da marca. (Por Tiago Beato - Foto Jorge Simão)

Bop Café (Porto): É um dos cafés/bares mais original da cidade. Na parede atrás do balcão deste recente espaço da Baixa encontra-se arrumada uma coleção de discos em vinil com cerca de quatro mil referências. Além de se poder beber vários tipos de café (incluindo pourover), cervejas internacionais e vinhos, é possível pedir um vinil e ouvi-lo numa das três mesas disponíveis para o efeito (com gira-discos e auscultadores). (Por Luísa Marinho - Foto Pedro Granadeiro/GI)

Gin 66 (Lisboa): Funciona numa esplanada e trabalham com produtos premium, desde especiarias a fruta fresca, passando pelo gelo, o que se reflete na qualidade superior das bebidas. Outro elemento curioso é servirem gomas com o gin e, além do Bulldog, têm também sete perfect serves dos gins Macaronesian, London Hill, Ferdinands, NAO, Nordés, AMO.TE e Gina, além de sangria. Com gin, pois claro. (Por Tiago Beato - Foto Paulo Alexandrino/GI)

Gare (Porto): É o único espaço no Porto que apresenta uma agenda regular e com qualidade de DJ nacionais e internacionais. Está situado mesmo ao lado da Estação de São Bento e a pista é sobre o comprido com um teto abobadado, por isso ganhou a alcunha de “túnel”. No ano passado beneficiou de alguns melhoramentos que tornaram o Gare ainda mais icónico e obrigatório para os apreciadores da música eletrónica. (Por Tiago Rodrigues Alves - Foto DR)
A noite nacional aprofundou o seu gosto pelo gin e começou a apostar nas cervejas artesanais. Ambas são tendências que deverão continuar este ano.