
“Liberdade. Liberdade. Não consigo mexer-me. Liberdade, solta-me. A cantar liberdade. Liberdade. Onde estás? Porque também preciso de liberdade, quebro correntes sozinha. Não vou deixar minha liberdade apodrecer no inferno. Vou continuar a correr porque um vencedor não desiste de si mesmo”. Estas são algumas das frases da música Freedom de Beyoncé (que pode escutar abaixo)e que vai integrar a campanha de Kamala Harris na corrida democrata à Casa Branca.
Segundo avança a CNN norte-americana, a estrela da música terá dado aval ao uso do tema de 2016 – e que se tornou hino após morte de George Floyd e de #BlackLivesMatter – para a luta política de novembro deste ano ainda que Beyoncé não se tenha posicionado formalmente em relação à candidata que ainda vai tentar ser a nomeada do partido, após a convenção.
Há quatro anos, em 2020, o ícone da música apoiou a dupla Biden/Harris na corrida às presidenciais dos EUA, apelando ao voto, e já antes tinha estado envolvida politicamente nos sufrágios e atos oficiais do país.
Recorde-se que, em 2013, Beyoncé cantou o Hino Nacional na tomada de posse do presidente Barack Obama. Três anos depois esteve ao lado de Hillary Clinton, na corrida à primeira volta das eleições e numa presença no Ohio.
“Quero que minha filha cresça a ver uma mulher a liderar nosso país e a saber que as suas possibilidades são ilimitadas”, disse Beyoncé na época. “E é por isso que estou com ela”, afirmou à data.