
Todos os distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores, estão esta segunda-feira, 22 de julho, em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Uma situação que se vai estender pelo menos até quinta-feira, 25 de julho.
Por isso, todos os cuidados de proteção são poucos em dias que se apresentam mais agressivos. Desde a pele, aos olhos, também a cabeça deve estar resguardada com chapéus, e deve sempre levar água consigo. Antes de sair à rua, veja mais de 50 opções de óculos de sol, sugestões de protetores solares – inclusive para casos mais sensíveis como cicatrizes – e chapéus de abas bem largas.
Escolha ainda roupas e acessórios leves para a praia mas também para a cidade, se esse for o caso.
No que diz respeito a regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.
O IPMA recomenda para as regiões com risco elevado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’ e protetor solar.