Publicidade Continue a leitura a seguir

Cinco alunas portuguesas do 10º ano criam esponja especial para detetar cancro de mama e vencem prémio

[Fotografia: Captura de ecrã/Instagram/Bfore]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Cinco alunas do 10º ano da Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, conquistaram o prémio por esponja de banho, feita de 100% plástico reciclado dos oceanos, e que promete ajudar na deteção precoce do cancro da mamaMatilde Ricciardi, Victória Cardoso, Madalena Temudo, Margarida Boavida e Violeta Menezes estão apenas no 10º ano mas já têm trabalho e prémios para mostrar. O quinteto de alunas da Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, conquistou o prémio ‘FedEx Access Award’ no Gen-E 24, considerado o maior festival europeu de empreendedorismo.

Juntas, através da empresa Aminiempresa Bfore, criaram uma esponja que pode revolucionar a forma como o cancro da mama é detetado de forma precoce, numa descoberta que tem em linha de conta a pegada ecológica: a peça é 100% feita de plástico reciclado dos oceanos.

Ao recorrer a sensores de pressão, este objeto a usar no banho identifica eventuais alterações nos níveis de pressão mamária, o que colabora na deteção precoce do tumor, levando a um diagnóstico precoce numa doença em que todos os segundos contam.