Publicidade Continue a leitura a seguir

Dubai. Princesa revela divórcio e repudia marido nas redes sociais

[Fotografia: captura de ecrã/Instagram/Shaikha Mahra Mohammed Rashed Al Maktoum]

Publicidade Continue a leitura a seguir

“Enquanto estás ocupado com outras companhias, eu declaro aqui o divórcio. Eu divorcio-me de ti, eu divorcio-me de ti, eu divorcio-me de ti. Fica bem. A tua ex-mulher”.

Foi desta forma inequívoca e também tradicional – repetindo três vezes a mensagem de repúdio – que a princesa Shaikha Mahra, filha do emir do Dubai, anunciou a separação do marido, príncipe Manea, com quem se tinha casado em abril de 2023 e de quem teve um filho em maio deste ano.

[Fotografia: captura de ecrã/Instagram/Shaikha Mahra Mohammed Rashed Al Maktoum]

O anúncio foi feito na conta oficial de Instagram de Sua Majestade Mahra, gerando escândalo em torno da decisão que, segundo a lei muçulmana, é um direito ainda apenas reservado aos homens. As mulheres podem pedir o divórcio, mas jamais o podem decidir unilateralmente. Contudo, este caso é bem distinto sobretudo porque é levado a cabo pela filha de Mohammed bin Rashid Al Maktoum, o emir de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O diário Khaleej Times do Dubai, citado pela revista Courrier International, sublinha que Mahra não é uma pessoa qualquer. Na verdade, é “Sua Majestade Sheikha Mahra, filha de Sua Majestade Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro Ministro dos Emirados Árabes Unidos e Emir de Dubai”.

Segundo explica a mesma publicação, nos Emirados o divórcio é regido pela lei positiva e não pela lei muçulmana tradicional, mas, em nenhum caso, o repúdio, muito menos por iniciativa da mulher, é planeado.

Apesar desta publicação de Mahra, não foi ainda possível confirmar oficialmente a separação, mas o diário explica que ambos cônjuges deixaram de se seguir nas redes sociais e que apagaram as fotos um do outro.