Espanha. ‘Falsos’ Brad Pitt burlam duas mulheres em 352 mil euros

brad pitt EPA
[Fotografia: EPA]

Uma mulher da Andaluzia perdeu 175 mil euros e uma outra, do norte do País Basco, foi burlada em 150 mil euros por um homem que se fazia passar pelo icónico ator norte-americano Brad Pitt. A Guardia Civil espanhola comunicou na segunda-feira, 23 de setembro, que tinha detido cinco pessoas no âmbito desta burla.

O modus operandi passava por fazer contacto com as mulheres através de uma página da internet dedicada a fãs do ator, levando-as a crerem que “tinham uma relação sentimental com ele” e convencendo-as investirem em projetos que, na realidade, não existiam, detalha a nota pública emitida pela autoridade policial.

Os cibercriminosos, para capturar as vítimas, estudaram as redes sociais delas e fizeram um perfil psicológico das mesmas, descobrindo assim que ambas eram duas pessoas vulneráveis, carentes de afeto e em estado de depressão”, acrescentou a Guardia Civil.

Os burlões “também usaram plataformas de mensagens instantâneas para trocar mensagens e e-mails com as duas mulheres até chegarem a um ponto em que acreditaram que estavam conversando via WhatsApp com o próprio Brad Pitt, que lhes prometeu um relacionamento amoroso e um futuro juntos”. A polícia declarou ter recuperado 85 mil euros, uma parte do montante global extorquido.

com AFP