O colesterol alto é um dos mais importantes fatores de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo estas incapacitantes ou mesmo letais. Por isso, é importante monitorizar estes níveis para garantir que não haverá obstruções nas artérias.
Os níveis de colesterol escalam tendencialmente com a idade, sendo mais evidentes no sexo masculino do que no feminino, ainda que, no caso das mulheres, os valores subam aquando da menopausa. Para poder acompanhar estes níveis, é importante fazer análises sanguíneas regulares.
Contudo, há sinais que o corpo começa a mostrar e a que se devem prestar atenção. Segundo a revista científica que relata casos clínicos, a BMJ Case, o aparecimento de uma cor azulada ou arroxeada no dedo do pé – Síndrome do dedo azul – é sinal de que se está diante de um problema de má circulação sanguínea e muito possivelmente devido a obstrução arterial por via do colesterol.
Recorde-se que, em Portugal, a Fundação Portuguesa de Cardiologia estima que morra uma pessoa a cada 15 minutos por doenças cardiovasculares, sendo o colesterol um dos principais agentes causadores desta condição de saúde.