Bambu. Tente ler esta palavra sem se rir – é difícil, não é? Mas as maravilhas do bambu não residem apenas na sua fonética.
Se a sua casa de banho ainda não tem nada neste material, saiba que está a perder uma ótima oportunidade de conjugar estilo e funcionalidade num só, com um elemento resistente e renovável, ideal para espaços húmidos como as casas de banho.
Em cadeiras, prateleiras ou suportes para toalhas e peças de roupa, o bambu oferece não só a vantagem de poupança de espaço como de arrumação. É um elemento cada vez mais procurado na decoração para casas de banho, uma tendência que também se justifica por ser um material que se adapta bem nestas divisões, já que cresce naturalmente forte e de forma rápida na água, sem necessitar de pesticidas.
Assim, não é de estranhar que o bambu entre cada vez mais em linhas de design de assinatura. Mas ao contrário do típico mobiliário de autor, que está por vezes associado a peças exclusivas, de elevado valor e pouco acessíveis, a IKEA defende que o design deve ser democratizado – e por isso, nas lojas da marca sueca, podemos encontrar modelos em bambu, exclusivos e com materiais de qualidade superior, mas acessíveis a todos.
De facto, a IKEA lançou recentemente uma nova linha de casa de banho, a RÅGRUND, onde o bambu é o elemento principal. A estrela da nova coleção é uma cadeira, que também tem uma prateleira por baixo e costas altas, onde podemos pendurar toalhas ou peças de roupa. Com função dupla de arrumação e estilo, a cadeira conjuga maravilhosamente com os restantes elementos da coleção, como estantes, espelho e porta-rolos RÅGRUND.
Mas a coleção RÅGRUND não é a única novidade na linha do chamado “design democrático”, lema da IKEA. Encontramos agora nas lojas muitas novidades, que se destacam não só por serem produtos de “design para todos”, como também por serem feitos de material sustentável, e sempre a preços acessíveis. Para a nova mesa LISABO, por exemplo, cujo design foi distinguido internacionalmente com o prémio Red Dot, foram usadas ripas de madeira no interior do tampo, e madeira maciça nas extremidades. Esta técnica inovadora oferece à mesa uma robustez extraordinária, sem gastar tanta madeira – é assim, mais sustentável.
Com a ajuda da IKEA, esta primavera vai ser mais fácil dar uma nova luz à sua casa, com pormenores das últimas tendências como apontamentos em bambu e outros produtos sustentáveis, modernos – e o mais importante, a preços acessíveis para todos (por exemplo, a cadeira com toalheiro em bambu RÅGRUND está disponível por apenas 39,99 euros).