Melania defende o aborto e “faísca inegável” à primeira vista em novo livro biográfico. Trump recomenda-o para o Natal

Day 4 - Republican Party presidential nominating convention
Donald e Melania Trump [Fotografia: Nick Oxford / AFP]

Melania Trump, que sempre foi silenciosa sobre questões políticas e sociais durante o mandato presidencial do marido, Donald Trump, tomou a voz pelas mulheres posicionando-se a favor do aborto num livro autobiográfico que lançou e numa altura em que o marido e ex-presidente dos EUA, tenta reeleição à Casa Branca.

Uma postura sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez que a coloca nos antípodas do marido, que tomou decisões durante o mandato presidencial que fizeram retroceder este direito das mulheres. “O direito fundamental da mulher à liberdade individual, à sua própria vida, concede-lhe autoridade para interromper a gravidez se assim o desejar., dizia a ex-primeira dama norte-americana Melania Trump num vídeo publicado na rede social X (ex-twitter) na quinta-feira, 2 de outubro, e no qual se posicionava a favor do direito das mulheres ao aborto.

Agora, o ex-presidente Donald Trump vem utilizar as redes sociais para felicitar a sua mulher, Melania, pelo seu livro de memórias, recomendando a obra como um bom presente de Natal.

“Muito orgulho na Melania!”, frisou na terça-feira, 8 de outubro, Trump na rede social X, assegurando que a sua mulher é “verdadeiramente genial”.

Neste livro, o primeiro que escreve oficialmente, a ex-primeira-dama questiona os resultados das eleições de 2020, nas quais Trump perdeu para o democrata Joe Biden.

Melania afasta-se do marido na questão do aborto, tema central desta campanha eleitoral – da qual se declara a favor – mas concorda com o marido em rejeitar a participação de atletas transgénero em competições desportivas. Recorda também o momento em que ela e Trump se conheceram e diz que houve imediatamente “uma faísca inegável”.

O ex-presidente garantiu na sua mensagem que Melania foi “uma primeira-dama fantástica”, que partilha essa experiência “e muito mais” no seu livro de memórias e que é “uma escritora muito boa”. Trump não escondeu o orgulho pela sua mulher e garantiu que o livro ‘Melania’ é “perfeito para o Natal”.

“Compre agora e desfrute”, recomendou o ex-presidente.

As eleições presidenciais nos Estados Unidos estão marcadas para 5 de novembro e vários estados já iniciaram o processo de voto antecipado e por correspondência.

com Lusa