O icónico salão ibérico de tecidos, acessórios, confeção e têxteis inovadores está de volta mais sustentável do que nunca nos dias 2 e 3 de outubro. O Modtissimo abre portas na Alfândega do Porto das 10h às 19h e estão todos convidados.
Conhecer empresas nacionais e internacionais, descobrir as propostas dos fabricantes de tecidos e acessórios, explorar inovações sustentáveis, assistir a conferências e até comprar artigos de moda. São muitas as razões para rumar a norte e marcar presença na 54ª edição do Modtissimo que volta ao espaço da Alfândega do Porto. De 2 a 3 de outubro, o mais antigo e icónico salão ibérico dedicado a tecidos, acessórios, confeção e têxteis inovadores regressa mais sustentável do que nunca. As portas abrem ao longo de dois dias, das 10h às 19h, para dezenas de profissionais partilharem as novidades do setor e as coleções outono/inverno 2020-2021.
Os visitantes poderão descobrir as propostas dos produtores de vestuário de adulto e criança e as últimas inovações do setor através da parceria com o CITEVE espelhada no iTechStyle Showcase e no iTechstyle Green Circle. O primeiro, associado ao Modtissimo, está destinado a fomentar e a dar visibilidade à inovação na fileira Têxtil e Vestuário Nacional, através da promoção e difusão de produtos e ideias inovadoras, bem como uma plataforma de fomento de negócios e de estímulo ao empreendedorismo. De passagem obrigatória, a iniciativa agrega um conjunto de 3 espaços, a que se junta o iTechStyle Awards: “Fórum de Tecidos Técnicos e Inovadores”, “Showcase de Produtos Técnicos e Inovadores” e “Fórum de Acessórios”.
Já o iTechStyle Green Circle – Sustainability Showcase, feito em parceira com o CITEVE e com a curadoria de Paulo Gomes, está de volta para a segunda edição depois do sucesso alcançado na sua estreia no Modtissimo em fevereiro. O objetivo? Demonstrar a capacidade tecnológica das empresas nacionais e estimular a integração de produtos sustentáveis em novas coleções. O espaço promove as demonstrações e a troca de contactos entre os compradores e as empresas expositoras. Uma iniciativa mais amiga do ambiente que espera conseguir influenciar o mercado e dar novas ideias à indústria nacional. A entrada é livre mas é obrigatório obter uma credencial que será o seu cartão de visitante. E, para refletir sobre tendências futuras, deverá inscrever-se nas conferências que irão decorrer durante dois dias.
A grande novidade da edição deste ano é um mercado que irá permitir a compra e venda direta de artigos de moda: tecidos, acessórios, vestuário, calçado, decoração, joalheria e puericultura. Chama-se “See Now Buy Now Market” e, inserido no calendário da 14ª edição da Porto Fashion Week, pretende responder às necessidades de um setor cada vez mais emergente e diversificado. Com identidade própria, vai ocupar o piso nascente superior da Alfândega, no coração do Porto, entre as 12h e as 21h. O espaço estará aberto a todos e vai contar com a presença de marcas portuguesas como Katty Xiomara, DL Daniela Lima e Wildmizzi.
Através do Concurso Jovens Criadores Portuguese Fashion News, também é possível explorar o talento jovem português com os coordenados de 18 alunos de escolas/universidades utilizando apenas materiais cedidos por fabricantes nacionais. O vencedor apresentará uma coleção na plataforma Bloom do Portugal Fashion. No Fórum Novos Talentos, os vencedores da edição anterior do concurso vão expor uma mini coleção como a sua primeira abordagem ao mundo profissional onde a inovação e sustentabilidade têm um papel cada vez mais importante. Com o tema “A new community is coming”, o Modtissimo – organizado pela Associação Selectiva Moda, constituída pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) e pela Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL) – celebra esse espírito comunitário onde todos juntos evoluímos.