Elas apresentam-se em inúmeros formatos, incontáveis cores e tamanhos e são as grandes aliadas de quem se quer manter hidratada, garantindo, ao mesmo tempo, a preocupação com o ambiente e o desejo de evitar consumir plástico. Falamos, claro, das garrafas de água reutilizáveis que, além de práticas, têm vindo a conquistar um espaço no mundo do lifestyle seja como complemento do visual ou mesmo para as fotos do ginásio.
Independentemente da marca e das propriedades do objeto, estas peças devem ser higienizadas diariamente, preferencialmente ao fim do dia, ou, no limite, a cada dois dias. Só assim conseguirá evitar a proliferação de maus cheiros, sabores adulterados e mesmo germes e bactérias. Depósitos que podem acumular-se ao longo de uma dia em que se ingeriu alimentos e não se escovou os dentes, por exemplo.
“Mesmo que pareça e cheire a limpo, a garrafa deve ser esvaziada e limpa todos os dias”, recomenda a chefe da divisão de doenças infecciosas pediátricas da Escola de Medicina Renaissance da Universidade norte-americana Stony Brook. Para a médica Sharon Nachman, citada pela NBC, “água parada nunca é boa numa garrafa de água” e “pode desenvolver bactérias”, o que pode provocar doenças.
Mas, então, como higienizar a garrafa? Começando pela hora, a melhor altura do dia para o fazer é quando chega a casa e não precisa mais dela porque dispõe de outras soluções. Segundo Nachman, deve aplicar à garrafa de água reutilizável o mesmo que faz habitualmente com a loiça: água morna e detergente líquido neutro, devendo certificar-se muito bem que removeu toda a espuma.
Pode usar também outras soluções de limpeza que tenha na despensa como vinagre branco destilado ou bicarbonato de sódio. Embora o primeiro não seja conhecido pelas suas capacidades de aniquilar germes, tem a propriedade de “remover partículas gordurosas”, como explica, ao mesmo site, o professor clínico do departamento de patologia da Escola de Medicina Grossman da NYU. Philip Tierno recomenda o uso de uma escova para chegar a todas as partes internas da garrafa.