A revelação foi feita na conferência de nutricionistas norte-americanos e indica que há um alimento que, ingerido em snacks regulares, pode fazer maravilhas pela pele.
Segundo um estudo apresentado na conferência Nutrition2024, investigadores garantem que a ingestão de cenouras ‘baby’ (de pequena dimensão), mesmo em pequenas porções por semana, fará a diferença.
Segundo a pesquisa (que pode ler no original aqui), se comer este alimento pelo menos três vezes por semana, vai fazer disparar os níveis de carotenoides na pele, um elemento que, como se sabe, está associado ao ao aumento da proteção antioxidante e a um menor risco de doenças crónicas, incluindo cancro e doenças cardíacas.
“Estudos anteriores demonstraram que os níveis de carotenoides na pele podem ser aumentados consumindo três vezes a porção recomendada de frutas e vegetais todos os dias durante três semanas”, afirmou a estudante de Mestrado em Nutrição na Universidade de Samford e autora principal do estudo. Para Mary Harper Simmons, “as descobertas sugerem que uma modificação pequena e simples na dieta – incorporar cenouras ‘baby’ como lanche – pode aumentar significativamente a presença de carotenoides na pele”.
A análise acompanhou 60 jovens adultos das que comeram cenouras ‘baby’ regularmente registaram um aumento de 10% de presença de carotenoides na pele. Os resultados foram potenciados nos casos em que as pessoas, para lá das cenouras ‘baby’, ingeriram também um multivitamínico contendo beta-caroteno.
A equipa de investigação revelou que a pesquisa ainda não foi dada por concluída e, nesse sentido, está a estudar se outros alimentos igualmente ricos em carotenoides – batata doce ou vegetais de folhas verdes – produzem os mesmos efeitos ou não.
Mas, para já, está descoberta uma linha de proteção da pele e, claro, de beleza que começa à mesa. Uma revelação que surge mesmo a tempo do verão, quando as agressões ao maior órgão do corpo humano se multiplicam por via do sol, do cloro e de todos os produtos que é importante usar e acautelar.