O peruano Daniel Manrique abriu o primeiro restaurante Segundo Muelle, com pratos típicos do país, numa garagem que tinha em San Isidro, Lima, no Peru. Hoje, o projeto que inicialmente cabia num espaço de 40 metros quadrados, com apenas quatro mesas, expandiu-se além-fronteiras e já conta com 17 restaurantes espalhados por todo o mundo. Em Portugal existe há cerca de um ano e meio, na Praça D. Luís I, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, e é considerado um dos melhores restaurantes da capital pelo concurso Lisboa à Prova, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa.
Para este inverno, os responsáveis pelo Segundo Muelle em Portugal trouxeram da carta peruana um risotto de quinoa a la marinera que junta queijo parmesão, cogumelos, espinafres e ervilhas e é acompanhado por uma seleção de mariscos salteados. Um prato delicioso que promete concorrer com o popular risotto de quinoa com lombo salteado.
Como bebida, experimentámos o pisco sour, um cocktail peruano típico. “É basicamente uma aguardente vínica, semelhante à portuguesa. Pode ter muitos graus de álcool, mas não se sente como acontece no caso da tequilla e da vodka porque é mais aromático”, explicou ao Delas.pt o chef Sebastian Zapata.
Além destas delícias da cozinha peruana, o Segundo Muelle tem também um menu executivo, disponível à hora de almoço, de segunda a sexta-feira. Este menu é composto por amuse bouche, prato, água e café e custa 14,50 euros.
Leia também: