Seis truques infalíveis para que cada um possa fazer as suas próprias malas

pexels-thatguycraig000-1682694
[Fotografia: Pexels/ That Guy Craig]

Reunido de urgência com os autarcas de Aveiro para definir estratégias de combate aos incêndios que têm afetado a região desde o fim de semana, o ministro adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, mostrava-se, na terça-feira, 17 de setembro, disponível para se encontrar com autarcas de outros pontos do País que estão igualmente a ser fustigados pelos incêndios.

Manuel Castro Almeida prometeu ficar na região “o tempo que for necessário”. “Tomara que seja pouco”, acrescentou, adiantando: “A minha mulher preparou-me a mala para três dias.”.

Uma frase que tomou de assalto as redes sociais pelo facto de o governante não fazer as suas próprias malas, trazendo à toma um trabalho que é ainda muitas vezes executado pelas mulheres em nome dos homens

Por isso e parta desfazer todas das dúvidas, deixamos seis truques infalíveis, rápidos e de reaproveitamento do espaço – ao jeito da especialista mundial em arrumação, Marie Kondo – para por em prática na hora de ‘emalar’ a vida por uns dias de crise ou, espera-se, para dias menos nebulosos como os que se têm vivido em Portugal desde o fim de semana.

Cumprido o ponto essencial de estimar o número eventual de dias ausente em casa, consultando as previsões meteorológicas, então é tempo de prosseguir para os próximos passos:

Selecionar tudo o que deve ser levado, dispondo numa superfície plana para que tenha a noção de conjunto. Optar por peças versáteis que possam ter diferentes usos e combinações.

Agrupar os itens por categoria: roupas, roupa interior, sapatos, produtos de higiene, tecnologia e outros itens como, por exemplo, medicação.

Dobrar as peças e dispô-las na mala de forma vertical para serem de fácil acesso e de pouco desarrumo da mala.

Colocar os sapatos em bolsas de tecido e separá-los da roupa para não sujar.

Usar preferencialmente uma bolsa transparente para os produtos de higiene para que sejam de fácil visualização, poupando tempo.

Levar um ou dois sacos de plástico para qualquer emergência e para a roupa suja, não a misturando com a lavada que ainda está na mala.