Semana da Moda de Milão: Da sofisticação à selva exótica, eis a primavera/verão de 2020
Ana Tomas
Publicidade • Continue a leitura a seguir
A Semana da Moda de Milão terminou esta segunda-feira, 23 de setembro, com o desfile da portuguesa Alexandra Moura. Intitulada “Gadidae”, a coleção primavera/verão 2020 apresentada pela estilista teve como inspiração a pesca do bacalhau e a rudeza dos bacalhoeiros.
Trata-se de uma coleção “desportiva” e “urbana”, com roupas de trabalho e oversize, onde se encontram “muitos detalhes do vestuário clássico”, com uma palete de cores que varia entre os tons “claros” e “tons terra”, “azul-cobalto” e “laranjas”, descreveu a estilista à Lusa. Os materiais incluem linho, algodão, seda, tecidos impermeáveis e denim.
Alexandra Moura primavera/verão 2020 [REUTERS/Alessandro Garofalo]“A coleção conta a história dos bacalhoeiros que estavam muitos meses no mar, numa faina muito rude, e das suas mulheres que ficavam em terra a tomar conta das casas e da família e ainda tinham de vender o peixe”, acrescentou Alexandra Moura, a primeira designer portuguesa a fazer parte do calendário oficial da Semana da Moda de Milão, em fevereiro passado. Agora, a estilista voltou à cidade italiana para mostrar as novas propostas, para a estação quente do ano que vem, com o apoio do Portugal Fashion.
Pela Semana da Moda de Milão, que começou a 17 de setembro, passaram as novas coleções da Prada, da Emporio Armani e Georgio Armani, da Dolce & Gabanna e da Versace, entre outras. E se as três primeiras primaram pela sofisticação e elegância dos cortes, dos tecidos e da suavidade das cores, as segundas destacaram-se pela exuberância luxuriante dos padrões exóticos das selvas tropicais.
Desfile Dolce & Gabanna [Fotografia: Reuters]O evento ficou ainda marcado pela participação de Jennifer Lopez no desfile da Versace. A cantora, que fez 50 anos recentemente, voltou a usar o vestido verde que levou aos Grammys no ano 2000 e que, segundo é referido, levaram a Google a criar o Google Images, tal o impacto que causou e as pesquisas que motivou na altura, por parte dos internautas, no motor de busca.
Jennifer Lopez no desfile da Versace voltou a vestir o vestido que usou há 19 anos nos Prémios Grammy [Reuters]A marca reintroduziu assim da melhor forma o famoso “padrão selva”, que foi também utilizado na criação de outros coordenados da nova coleção.
Veja, na galeria acima, algumas das imagens dos desfiles da Semana da Moda de Milão.