Devido à pandemia da Covid-19, vários são os animais de estimação que estão a ser abandonados pelas ruas. Se esta já era uma realidade que alarmava todos na época de férias, pois agora tem-se vindo a intensificar. Mas há esperança: os apadrinhamentos bateram recordes.
No espaço de duas semanas, mais de uma dezena de pessoas responderam ao apelo feito pela instituição SOS Animal e decidiram tornar-se padrinhos de vários animais. A SOS Animal desenvolveu uma parceria com a cerveja Lagunitas, para incentivar o apadrinhamento de cães durante o período de quarentena. Os padrinhos que apoiassem um cão da associação entre os dias 8 e 22 de abril, receberiam um presente simbólico da cerveja Lagunitas como agradecimento.
No decorrer dessas duas semanas, ocorreram cerca de 14 novos apadrinhamentos, um número que pode parecer reduzido, “mas que representa uma enorme vitória, ainda mais tendo em conta o período excecional e de crise que se vive”, esclarece um comunicado de imprensa.
“Numa altura complicada, em que todas as ajudas são fundamentais, ter 14 apadrinhamentos foi simplesmente fabuloso e uma alavanca na nossa esperança para nos fazer crer de que tudo é possível e que nunca podemos sequer pensar em baixar os braços”, refere Sandra Duarte Cardoso, Presidente da SOS Animal.
Esta campanha pretendeu chamar a atenção para as necessidades da SOS Animal e potenciar novos apadrinhamentos, uma carência que se mantém. Para continuar a ajudar, basta ir ao site da SOS Animal, selecionar o animal que se pretende apadrinhar e seguir as instruções.
Recorde-se que, segundo o bastonário da ordem dos médicos veterinários, Jorge Cid, afirmou ao Delas.pt, os animais de estimação não são transmissores do vírus, recorrendo também a vários conselhos de como cuidar do seu patudo.